Nossas turmas

• Berçário I: 03 meses/01 ano;

• Berçário II: 01 ano/02 anos;

• Mini Maternal: 02 anos/03anos.


Berçário I e Berçário II

Do nascimento até aproximadamente 02 anos – Fase Oral

Esse período foi chamado por Freud de fase oral. Nos primeiros anos de vida, meninos e meninas sentem o mundo por meio da oralidade. O maior prazer da criança vem do ato de amamentação. É importante, nesta fase, que o bebê seja sempre acompanhado do melhor cuidador.

O desenvolvimento do bebê se dá de maneira continua desde os primeiros dias, e de acordo com Piaget, no início a criança ainda não representa internamente e não pensa conceitualmente. O seu pensamento é constituído pelas suas sensações (sensório) e movimentos (motor). Assim, a criança necessita de estimulação visual, auditiva, táteis e gustativa.

A linguagem começa a se manifestar através do balbucio e da ecolalia (produção espontânea ou imitação de sons), passando depois pela palavra-frase na qual uma palavra significa uma frase: “água” para “eu quero água”. Nesta fase a criança aprende pela repetição da ação.

Mini Maternal

De 02 a 05 anos aproximadamente – Fase Anal

Esta é uma fase em que a criança passa a entender o mundo de fora para dentro (o mundo tem de lhe dizer o que fazer, e não o contrário). Freud chama esta fase de anal, porque a criança já tem controle sobre seus esfíncteres e faz disso uma arma.

Nessa fase a criança tem fome de aprender, ela pede LIMITES, é a idade do NÃO.

Observamos o aparecimento da linguagem. Inicia-se também o jogo simbólico, “o faz de conta”:

Fala consigo mesma; aprende inúmeras palavras; seus primeiros desenhos são garatujas e os badamecos, figuras humanas, onde braços e pernas saem sem cabeça; dá vida aos objetos tornando seu mundo mais fantástico.